quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Desigualdades de Gênero no Brasil


Desemprego e Informalidade: as estatísticas apresentadas em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres demonstraram que no Brasil as mulheres ainda sofrem discriminação econômica e são poucas que chegam aos cargos de lideranças políticas. No mercado de trabalho as mulheres atingiram condições parciais, com redução na diferença salarial. As oportunidades oferecidas às mulheres não é suficiente para que elas tenham reconhecimento e valorização de seus serviços, contribuindo assim para o desemprego e a informalidade.
Desigualdade de Gênero na Política e Empoderamento: refere-se aos movimentos de mulheres em busca da igualdade de gênero e inclusão social. As desigualdades têm uma grande influência na participação efetiva da mulher no campo político e profissional, que vem sendo conquistado gradativamente a partir dos movimentos sociais. Esse avanço trouxe para as mesmas mais autonomia, autoconfiança, levando-as, sobretudo, a exercer e exigir seus direitos e capacidade de controlar suas relações pessoais e sociais, trazendo vantagens e conquistas na luta contra as desigualdade e desvalorização da mulher mediante as imposições antidemocráticas trazidas na história.
Violência de Gênero: trata-se da agressão contra a mulher que nos dias atuais vem trazendo debates e reflexões sobre formas de combater esse desrespeito e que os agressores quase sempre estão próximos e são íntimos da vítima.
População, Desenvolvimento e Relação de Gênero: Podemos destacar entre as inúmeras transformações a liberdade de expressão, sentimento e parceria sexual. Outro fator marcante deste século foi a participação da mulher nas tomadas de decisões no seio familiar e como protagonista nos movimentos sociais.
Tópicos criados por: Elzimar, Dilma, Viviane, Cínthya e Virgínia.
Bibliografia: http://www.gppgr.neaad.ufes.br/file.php/112/Modulo2/mod2_unid3.html. Acesso em: 19 de Set 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário