domingo, 9 de outubro de 2011


Plano de Ação


Implantação do Programa de Planejamento Familiar
no Contexto Rural do Município de Iúna-ES.

Grupo:

Bianca, Cinthya, Cristhiano, Dilma, Elzimar, Hallysson, João Paulo, Maria dos Anjos, Viviane e Virgínia – Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça do Polo da UFES de Iúna.

Objetivo geral da ação:
Implantar o Programa de Planejamento Familiar garantindo às mulheres rurais informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade, num contexto de escolha livre e informada.
Justificativa:
A mulher que reside na zona rural tem uma rotina exaustiva de trabalho, visto que além das atividades domésticas, realiza o trabalho braçal na lavoura juntamente com o seu companheiro. Essa jornada é acentuada pelo cuidado com os filhos e, quanto mais filhos mais responsabilidades e desgastes para a mulher. Diante deste contexto, que inclui o nível de escolaridade baixo, a mulher rural não tem acesso, e na maioria das vezes não prioriza as informações relativas ao planejamento familiar.
O planejamento familiar está incluído entre as ações prioritárias a serem desenvolvidas na Atenção Básica. Nosso município ainda não conseguiu estruturar o referido programa focado na população rural, mesmo sendo este um direito assegurado pela Constituição Federal.
Diante deste contexto, faz-se necessário a integração das práticas de atenção em planejamento familiar, em busca da construção de um novo cenário, desvelando o atual desenho institucional e mobilizando diversos atores como a Estratégia de Saúde da Família – ESF e Unidades Básicas de Saúde - UBS para a incorporação de propostas que atendam as necessidades de saúde da população rural.
Viabilizar o acesso aos métodos contraceptivos na prevenção da gravidez e no planejamento da mesma, visto que o planejamento torna possível programar quantos filhos terá, quando os terá ou escolher entre ter ou não filhos, é uma forma de possibilitar à mulher rural a autonomia de regulação de sua fecundidade e consequentemente do seu corpo.
 O acesso à informação e a facilidade de obtenção de meios contraceptivos sob orientação médica adequada é a única maneira de preservar a saúde da mulher contribuindo para evitar gestações indesejadas, diminuir o número de gestações de alto risco, abortos inseguros e consequentemente reduzir a mortalidade materna e infantil. 
Descrição da ação:
Serão implementadas as seguintes ações para a realização do plano:           Apresentação do plano de ação junto à Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde através de reunião junto aos seus representantes;
Implantar o plano de ação nas Estratégias de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde que atendem a população rural,
Capacitação dos profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde) envolvidos na ação, através de um encontro para conscientizá-los e contextualizá-los em relação ao tema.
O acesso das mulheres do campo ao programa será viabilizado através de busca ativa, por intermédio das Agentes Comunitárias de Saúde da área de abrangência e cadastro nas Estratégias de Saúde da Família – ESF e Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Trabalho educativo nas escolas localizadas na zona rural com as adolescentes, através de encontros interativos ministrados pelas enfermeiras responsáveis pelas ESF’s e UBS’s.
Avaliação e monitoramento do plano.

Cronograma

ATIVIDADE
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
Apresentação do Plano de Ação
x






Implantação do Plano
x






Capacitação dos profissionais envolvidos

x





Acesso dos usuários ao programa de planejamento familiar


x





Trabalho educativo nas escolas


x

x

x
Avaliação e monitoramento



x


x
População beneficiada
Mulheres residentes na zona rural do município de Iúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário